sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Boas Surpresas!

Conforme dito anteriormente, comprei o carro mais na EMOÇÃO e sem realmente saber o que estava fazendo. Quando comecei a efetivamente a estudar sobre o assunto, me cadastrar no forum referente a Alfa Romeo (Brasil), contatar restauradoras de experiência, percebi que não seria fácil.
- Muito bom! O que nos move são os desafios, mas também o que nos motiva são as vitórias! Espero então que tudo dê certo! Esse foi meu pensamento e mãos à obra.

Vendo alguns sites de lojas de carros antigos de São Paulo, vi uma Alfa do mesmo ano e modelo, só que em perfeito estado...comprar e andar! Notei que em uma das fotos (detalhes do motor) o carro do anuncio tinha "apenas" 4 cabos de vela e eu sabia que a que eu tinha comprado tinha 8 cabos de vela. Qual seria o original? Não tive dúvida, lancei a pergunta no forum da Alfa Romeo e fui respondido por algumas pessoas que ficaram surpresas pela pergunta, até ingenua.

- Era uma cabeçote de Alfa GTA. Choveram perguntas especulando que carro era este e respondi até onde eu sabia, pois para mim era mais um cabeçote Twin Spark de Alfa Romeo.


Soube neste inervalo que estava com uma peça rara, só que ao mesmo tempo muita pouca gente sabia me orientar o que fazer, já que o mecânico que tinha desmontado o cabeçote achou que deveriamos retifica-lo. Onde, com quem, quais são as medidas originais?

Voltei para o forum, e fiz a pergunta onde poderia encontar alguem que conhecesse tal cabeçote. Uma pessoa simplesmente me respondeu em particular com 2 telefones e 1 nome - Sr. Angelo.

Numa tarde qualquer liguei para o Sr. Angelo, que foi muito atencioso e ouviu as minhas dúvidas, e no mesmo telefonema sugeriu que fosse visita-lo com algumas peças na mão (solicitadas por ele). Liguei novamente e marquei para a quarta-feira próxima uma visita por volta das 14:30hs, onde ele me receberia.

Já na estrada estava pensando, se realmente ele entendia deste tipo de motor ou seria mais um curioso. Chegando lá fui recebido por um funcionario que dizia que o Sr. Angelo me aguardava, fui conduzido a uma pequena porta lateral de um galpão, onde a primeira grande SURPRESA  aconteceu, um galpão com diversos carros esportivos das decadas de 60 e 70, impecáveis. Então surge de uma salinha (almoxarifado) um senhor de bengala e me cumprimenta. Trouxe as peças? indagou. Claro está no porta malas do meu carro - disse então. Achei curioso aquela energia, não perder tempo com conversas.

Com o cabeçote na mão ele começou a analisar, olhou alguns números inscritos, anotou outros, observou a bomba de óleo, comandos, cabeça dos pistões, tamanho das válvulas...e no fim pediu para que levassemos tudo a uma outra sala que tinha uma mesa imensa e com muitas peças nas pratileiras.

Ele me convidou a entrar em seu escritório, num mesanino, onde ele com todo o capricho do mundo já tinha marcado diversas paginas de diversos livros que faziam referencia aos motores Alfa Romeo, e começou me explicar muitas coisas em detalhes.

Obviamente fiquei curioso com tal figura e não resisti;
- Desculpe-me a minha ignorância, mas o que Sr. faz aqui? Percebo que o Sr. tem muito conhecimento.
Ele fez uma pausa nas explicações e se apresentou...foram umas duas ou três horas onde ele me contou quem era. SURPRESA novamente, não acreditei que estava  junto a um dos maiores engenheiros automobilisticos do Brasil, numa aula particular!

Sr. Angelo Mario Gonçalves - Engenheiro da DKW , Fundador da Envemo e fabricante da melhor réplica de Porsche já construida - o Super 90.(segue o link http://www.envemo.com/)


Por fim ele me mostrou diversas fotos de carros que ele restaurou, e ainda me deu diversas dicas que estou seguindo a risca para a montagem do meu motor!

Quero aproveitar este espaço para agradecer pela tarde maravilhosa que passei (inesquecivel) e pela aula que foi dada. Um grande abraço Sr. Angelo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário