quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como tudo começou!

Engraçado, hoje olhando de maneira mais racional vejo que tudo começou com um livro que comprei....Era um livro do Fabio Steinbruch - "MEMÓRIAS SOBRE RODAS - O Automóvel no Brasil dos Anos 1960", nele existem diversos automoveis dos anos 60 divididos em categrias, obviamente me apaixonei pelos esportivos...Lendo e relendo diversas vezes fiquei impressionado pela Alfa Giulia que ilustrava aquelas paginas, quanta tecnologia e esmero naquele carro.


A ideia de um dia ter aquele carro foi amadurecendo, enquanto isso eu ia pesquisando mais sobre o tal carrinho e cada vez mais apaixonado...Comentei com minha esposa sobre o tal carro, mostrei as fotos e ela disse "Bonito, muito bonito este carro! Que carro é este?" Aí, falei de tudo que sabia e até ela ficou impressionada, quando no final ela me diz - Por que você não compra um carro destes? - na maior ingenuidade - Eu disse que não existiam muitos por aí, e que se tivesse de comprar teria que estar em um estado razoavel, pois a restauração de um carros desses demanda muita dedicação e dinheiro, não era apenas um carro velho.
O tempo passou... e em uma noite conversando com meu amigo e mecânico Nenê, comentei sobre uma BMW 2002 ano 1974 que tinha sido praticamente "dada", pois o proprietário já não tinha espaço e paciência para manter o tal carrinho apesar deste estar em estado bom, e comentei - Se eu soubesse! Eu ficava com ele!. Ai o Nenê perguntou se eu tinha interesse por este tipo de carros, respondi que sim e na mesma hora ele me disse; Sei quem tem uma Alfinha aqui na cidade, e é de um tio de uma amiga sua. Perguntei que modelo de Alfa e quem era a amiga. Na mesma hora liguei e ela confirmou tudo, só que agora não era mais do seu tio e sim do seu PAI! Aproveitei e fiz uma proposta - sem ver o carro - Se ele quizer vender eu compro! Daí para frente foi um namoro de mais ou menos um mês, pois o carro não estava andando, fazia uns 3 anos que estava totalmente parado.
Na primeira vez em que fui ver o carro, vi que estava completo porem estava com os freios travados e sem bateria, parecia bom. Comentei com o atual proprietario que gostaria de ver o motor funcionar, se fosse possível, pois só assim poderia fazer uma oferta.
No sabado seguinte lá estavamos nós, mas o motor se negava a pegar. Quando este resolveu funcionar, após o famoso "purgante" notamos que algo estava errado, uma das válvulas estava batendo na cabeça do cilindro e não teve jeito, ia ser necessário abrir o motor, pois o terceiro cilindro não tinha compressão nenhuma.
Por ordem do atual proprietário, foi aberto o motor para ver se era algo simples...Com o motor aberto notamos que a válvula de admissão tinha sido empenada e que os cilindros já apresentavam um desgaste acentuado.
Resumindo a história, comprei o carro sem andar, com o motor desmontado e por fazer. Loucura ou não, já estava feito, sabia que nunca ia me perdoar se não tivesse arriscado.
As coisas na vida as vezes são assim, na EMOÇÃO!!!

Depois publicarei algumas descobertas sobre o motor e o prazer de ter sido recebido por uma das lendas vivas da indústria automotiva do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário