quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Restaurando uma Alfa 1750 GTV -69'

Este blog esta sendo construido para registrar a "saga" de restaurar um dos icones dos anos 60' e dividir o acompanhamento de todas as etapas com quem queira apreciar este trabalho.
Para quem não conhece, este Alfa foi desenhado pelo estudio Bertone com grande participação de Giugiaro (naquela época funcionario do estudio), este carro dentre seus diversos modelos e motores, obteve muito sucesso nas pistas, pois já na decada de 60' possuia freio a disco nas 4 rodas, motor, cambio e diferencial em alumínio, carburação dupla, comando duplo (admissão e escape independentes), camara hemisferica, valvulas de admissão e escape com sódio para ajudar na refrigeração, dentre outras caracteristicas que o tornavam um belo esportivo e de pedigree, visto que naquela época a Alfa Romeo estava muito forte.





Vou primeiramente descrever de maneira superficial alguns dados relevantes sobre este modelo e algumas curiosidades. Logo depois estarei mostrando propriamente a restauração em si.

6 comentários:

  1. Estou pensando em adquirir um gtv 1750, ano 68 que encontrei na minha cidade. Pergunto: é muito trabalhoso a aquisição de peças de lataria?

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  2. Prezado Baleotti,
    Trabalhoso não é, mas dependendo das partes da lataria (se forem volumosas), fica custoso. As Alfas deste modelo, geralmente, tem problemas de caixas de ar e assoalho, que sao facilmente encontrados tanto na Alfaholics, Classic Alfa (estas 2 no Reino Unido) e na IAP (E.U.A). Acabamentos também tem a vontade...a verdade é que se vc não for fazer conta de quanto vai gastar, vc monta uma como se deve. Mas que se gasta...gasta. Outra verdade é que raramente vc resgata o dinheiro investido numa restauração criteriosa e caprichada...é mais pelo gosto de fazer!

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  3. Bom, o fato é que já comprei o meu, agora começa a aventura. Por favor, me esclareça algumas coisas: 1) existem duas alavancas abaixo do painel (cromadas), para que servem? 2) A lataria da minha, penso eu, até que está bem razoável, ainda não jateei, mas pretendo fazê-lo para a pintura e aí te pergunto qual o código do vermelho usado nela?
    Obrigado, abs.,
    Baleotti

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  4. Bem, vamos primeiro falar das alavancas, se forem do lado esquerdo do volante (abaixo) , sao acelerador e afogador. Caso vc esteja referindo as alavancas ao centro (console) sao regulagem de temperatura do ar (quente e frio).
    Quanto a tinta...primeiramente obtenha a informação de que cor ela saiu de fabrica, é só mandar um e-mail para o centro historico Alfa Romeo e informar o número do chassis (telaio) e eles te responderão quando foi fabricada, vendida, cor externa com o código e o tipo acabamento interno. Enviar p/ marco.fazio@alfaromeo.com. Se o vermelho for o original pode ser o rosso chiaro AR304, mas eles vão te confirmar, acho que vale a pena...

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  5. Tenho uma Alfa GTV 69. Necessito dos aros originais, aqules com a calota. Alguém saberia me informar onde adquirir ou fazer uma busca no Brasil?

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    1. Luis,

      Desculpe-me pela demora em responder...mas vamos lá. Se vc quiser adquirir zero km, tem a Alfaholics, Classic Alfa e a IAP. As vezes o que um basileiro vai te cobrar pela "raridade" vale a pena tentar importar e é só colocar no carro. O mercado livre é uma opção, mas não acho que será facil. Vc pode tentar com alguem que costume restaurar alfas como o Alfa's Word aqui em São Paulo. Tem que buscar, mas é meio difícil de conseguir por um bom custo benefício, optaria por importar e adquirir juntamente as calotas.

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