Os registros dessa época não costumam ser muito bons, mas este consegue passar a sensação...
Piu Bello!
Este blog quer na realidade ser um cantinho onde divido minhas descobertas durante o processo de restauração de minha Alfa GTV 1750 ano/mod 68/69. Toda restauração é um processo de estudo da história daquele automovel, onde por fim colocamos na prática o que aprendemos ou que conseguimos descobrir!
domingo, 27 de novembro de 2011
sábado, 16 de julho de 2011
Video Motores Alfa Romeo!
Este video é bem interessante, apesar da qualidade do video e do áudio não serem muito boas, dá para para curtir os mais importantes motores da Alfa Romeo após 1954 até os dias atuais. O video está em espanhol e é bem visual. Vale a pena assistir e ver quanto na frente a Alfa estava em seu tempo!
domingo, 10 de julho de 2011
Biblioteca
Neste tempo em que não estive postando nada, estive pesquisando sobre alguns livros que possuem relevância e são mundialmente reconhecidos pela sua importância na bibliografia dos Alfa Romeo TZ, GTA 1300 junior, GTA 1600 e GTAm das decadas de 60´ e 70´.
Existem exemplares extremamente valorizados como o "Alleggerita" do autor Tony Adriaensens publicado em 1994, onde somente 2500 exemplares foram produzidos, tornando-se item de colecionador, chegando a custar hoje algo em torno de US$ 1.500,00.
Outro livro interessante e que hoje também é um item de colecionador é o do autor Maurizio Tabucchi publicado também em 1994, "Alfa Romeo GTA" , estes livros são importantes pois reunem um material de muita pesquisa sobre as tão valorizadas GTA´s.
Nestes livros existem parte dos números de chassis que foram produzidos, isto parece fácil, mas na realidade não é, pois as GTA foram produzidas e vendidas de varias maneiras; 1.) Diretamente da Alfa Romeo, 2.) Diretamente da AutoDelta, 3.) Compradas da Alfa Romeo e encaminhas à AutoDelta por particulares ou revendedores, 4.) Alfas já usadas e depois preparadas pela AutoDelta e 5.) Alfas preparadas em outros paises com peças e acessórios AutoDelta por representantes Alfa Romeo daqueles paises.
Sendo assim, um quebra cabeças complicado e "gostoso" de montar, valorizando assim o trabalho e consequentemente as publicações de seus autores pesquisadores.
Hoje existe outra publicação do Maurizio Tabucchi, na realidade um reedição um pouco diferente da de 1994, publicada em 2009 onde os capitulos foram retrabalhados de outra maneira, remanejando fotos, acrescentando outras, adicionando informações e separando em outra publicação o Schede di Omologazione.
Quero citar aqui também uma reprodução de um catálogo, onde nas suas 40 páginas, mostram as peças de competição homologadas pela Alfa Romeo para as Alfas GTA, e com seus respectivos números de identificação.
Agora a sua biblioteca já está mais completa, e com certeza te proporcionará muitas horas de entretenimento e pesquisa.
Boa leitura!!!
sábado, 9 de julho de 2011
Beleza Interior
Faz um bom tempo que não posto nada..."Mea Culpa", na realidade o carro já está a pelo menos um mês e meio na tapeçaria, e diga-se de passagem, está ficando lindo! Pena que não acabei registrando nada do serviço, apenas 3 fotos de quando a deixei para fazer o serviço.
Quero aproveitar e agradecer o trabalho executado pelo meu amigo Maninho, Alex e o artesão "Seu" Jairo, pessoas responsáveis pelo magnifico trabalho. Como o próprio Maninho disse, "valer a pena mesmo...não vale, mas são essas coisas que fazem com que o nosso trabalho seja reconhecido" - dizendo sobre a relação financeira da produção de bancos de couro para carros modernos versus serviço de restauração de um antigo.
Fica aqui meu reconhecimento e agradecimento! Valeu Maninho, Alex e "Seu" Jairo!
Site Maninho: http://www.maninhocouro.com.br/
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Download Catalogos
Antes de iniciar a restauração da Alfa GTV, tentei me cercar do maior número de material literário que eu tivesse a disposição. São manuais de serviço daquele modelo, livros especificos sobre o motor, catálogos de peças gerais com os codigos de fábrica, catálogos de lojas de revenda, material de foruns específicos da marca de nivel mundial e até tabelas de equivalência "desenvolvidas" a força pela precariedade de fornecedores no Brasil por entusiastas da marca e compartilhado em forum de nivel nacional.
Sendo assim, e como o intuito do Blog é compartilhar experiências e facilitar a preservação da marca/modelo, vou colocar links, nomes de livros, catálogos que utilizei para a restauração.
O catálogo que estou postando o link, está em PDF e é exclusivo para o modelo GT Bertone, mas também colocarei o link do site que tem diversos outros modelos da marca, novos e antigos para baixar e imprimir. Vale a pena este material, pois muitas vezes a vista explodida acaba com qualquer dúvida de montagem, além de fornecer a palavra exata para pesquisa, bem como o codigo da peça.
Dois livros que indico e fáceis de obter são;
The Alfa Romeo DOHC Engine High-Performance Manual
Jim Kartalamakis - Autor
Alfa Romeo Giulia - Spider Owners Workshop Manual - Autobook
OWM 724 - Código
sábado, 30 de abril de 2011
God Save The Queen!
Não dá para não postar, pois se teve algo muito interessante no casamento do Principe William e da duquesa Catherine Middleton foi a saida do Palácio de Buckingham rumo a Clarence House, residencia oficial de Principe Charles, com um lindo Auston Martin DB6 conversível, pertencente ao pai. Podemos dizer que os ingleses sabem honrar suas tradições e valorizar suas raizes.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Macarrão com Catchup!
Para os mais puristas este casamento não soa de bom gosto, mas deixando os preconceitos de lado, podemos dizer que esta versão Zagato Stradale TZ3 com carroceria italiana e chassis de Viper tem lá seus predicados. As linhas são muita fluidas e remetem aos primeiros Zagatos TZ (conforme fotos anexas), mantendo o charme e bom gosto.
A Stradale TZ3 é construido sobre o chassis e a mecanica do Viper ACR e tem o corpo em fibra de carbono. O estudio italiano diz que "graças a recente Joint-Venture entre o Grupo Fiat e a Chryrsler/Dodge, este pode ser o primeiro Alfa Romeo americano da história". O primeiro exemplar foi submetido ao colecionador americano Eric King, membro do Museu do Automovel em Saratoga (NY) - (carro da foto á esquerda)
O Corsa TZ3 é feito em fibra de carbono, combinada com um chassis de aço tubular e equipados com carroceria em alumínio martelada á mão. O motor é um V8 4.2 litros localizado frontalmente entre eixos e acoplado a uma transmissão de 6 velocidades semi-automatica. (carro da foto á direita)
A Stradale TZ3 é construido sobre o chassis e a mecanica do Viper ACR e tem o corpo em fibra de carbono. O estudio italiano diz que "graças a recente Joint-Venture entre o Grupo Fiat e a Chryrsler/Dodge, este pode ser o primeiro Alfa Romeo americano da história". O primeiro exemplar foi submetido ao colecionador americano Eric King, membro do Museu do Automovel em Saratoga (NY) - (carro da foto á esquerda)
O Corsa TZ3 é feito em fibra de carbono, combinada com um chassis de aço tubular e equipados com carroceria em alumínio martelada á mão. O motor é um V8 4.2 litros localizado frontalmente entre eixos e acoplado a uma transmissão de 6 velocidades semi-automatica. (carro da foto á direita)
Ambas as versões do TZ3 são uma releitura moderna do estilo "cauda curta" introduzido pela Zagato nos anos 60 e vê sua maior aplicação nos Alfa Romeo TZ e TZ2 .
Observando estas fotos, podemos dizer que os genes bons foram mantidos e transmitidos a esta criatura, mas poderemos esperar alguns Mopar´s com motores de econômicos ou sem personalidade nenhuma! A primeira amostra disso foi uma Journey amansada (mais popular) e com mais plastico por dentro!
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Pecado! (2)
Originariamente, usei este título - Pecado! - para mostrar um acidente ocorrido numa dessas competições de subidas de montanha mundo afora, onde a pobre Alfinha acabou bastante danificada. Mas este também é o caso, pelo menos na minha opinião, com uma transformação no mínimo estranha, onde as linhas tão perfeitas do Studio Bertone foram descaracterizadas.
De agora em diante postarei "curiosidades" envolvendo as Alfas GTV´s como plataforma para novos estudos...
De agora em diante postarei "curiosidades" envolvendo as Alfas GTV´s como plataforma para novos estudos...
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Site de Restauração (2)
Similar ao Site de Restauração que postei antes, este é de uma oficina de restauração que, para variar, é na Inglaterra. Estou postando o endereço para que visitem e admirem o trabalho realizado e porque não aproveitar para entrar em contato e compartilhar experiências e projetos, apesar da distância. Serve também para orientar e parametrizar o que está sendo feito nas Alfas e o padrão de trabalho executado nos diversos locais que se propõem a realizar tais restaurações.
Incrível como um carro de origem italiana, tem na Inglaterra uma adoração tão grande a ponto de algumas empresas se especializarem na produção e comercialização de peças, com padrão elevado, para praticamente um modelo de carro, o Bertone 105.
É verdade que os ingleses adoram as corridas e os carros de rua que tem esta aptidão, e como os Alfas serie 105 (Giulia, Sprint 1300, Sprint 1300 GT, GTV 1750, GTV 2000) são muito desejadas devido a sua dinâmica em pista, sem falar é claro nas GTA´s e GTAm´s, que foram criadas somente para isto, explicam um pouco o porque de o berço das Alfas estar um pouco trasladado de lugar.
Segue o link; http://www.ianellisalfas.co.uk/
sábado, 16 de abril de 2011
No LIMITE!
Para aqueles que nasceram antes dos modernos freios ABS com EBD, dos complexos controles de tração inteligentes, direção eletro-hidraulica, cambio com dupla embregem e demais tecnologias que auxiliam na condução do veículo, saberão apreciar e entenderão quão no limite este camarada está colocando sua Alfa clássica. Ousam que música sai deste escapamento e a que revoluções é mantido este motor. Simplesmente demais!
domingo, 10 de abril de 2011
Cuidados Finais (2)
Como prometido, estou postando mais fotos, agora algumas da parte inferior do carro. O projeto está andando à passos lentos, pois o tempo que consigo dedicar a ele não é o ideal, mas é o que posso dar, pois todo o desenvolvimento está sendo feito por mim conjuntamente com meu mecânico de confiança.
É extremamente prazeroso participar efetivemente do processo, acompanhar a instalação de cada componente, o local exato, a fixação, a seleção do material empregado, o capricho na montagem, enfim o CUIDADO com o carro.
Toda as peças da suspensão, bem como da transmissão, receberam pintura epoxi na cor preta. Feito isto aproveitei para trocar todas as buchas e borrachas relacionadas a estes itens, os parafusos e porcas que eram próprios do carro foram galvanizados a frio e outros foram trocados para garantir segurança e estética debaixo do carro.
A suspensão recebeu um jogo de amortecedores Koni da série vermelha, que proporciona uma condução firme mas sem ser aspera, ainda mais com as vias encontradas no Brasil. As linhas de freio foram refeitas com tubos de cobre para garantir maior longevidade ao sistema. A linha de combustível, além de contar com 2 belas bombas de combustivel em paralelo da marca Bendix - originais de época - agora conta com mangueiras de alta pressão - apesar do sistema trabalhar em baixa pressão e alta vazão.
Abaixo mais as fotos;
sábado, 2 de abril de 2011
Cuidados Finais
Depois de algum trabalho o motor já se encontra todo montado, inclusive os perifericos. Os carburadores foram limpos, os reparos trocados e pré- regulados, são dois Weber 45 DCOE, as velas foram trocadas e seguiram o indicado, são oito velas NGK-B7ES, as duas bobinas são BOSCH série vermelha com os devidos resistores (de época) e ignição eletronica para que os platinados funcionem apenas como interruptores e não sejam consumidos pela corrente elétrica. Os cabos de vela foram trocados por novos no mesmo padrão original aplicados nos GTA. As duas bombas de gasolina Bendix (alta vazão / baixa pressão)foram intaladas conforme local original e instalado com o filtro/regulador de combustivel FISPA.
Em anexo algumas fotos do cofre do motor;
Aproveitei também para instalar as lanternas traseiras devidamente restauradas, pois não queria instalar os modelos de reposição vendidos atualmente com chassis de plastico. Estas são as originais Carello, as quais encontrei aós procura na internet - somente as lentes, substituindo assim as Altissimo que estavam sendo usadas anteriormente.
A eletrica está sendo refeita, mas aproveitando todo o chicote original, que se encontra muito bom, apenas trocando terminais oxidados ou quebrados, eliminando assim qualquer possibilidade de pane assim que o carro estiver pronto. A minha sorte foi encontrar um profissional com muita experiencia e sem a pressa de "despachar" o carro, garantindo assim toda a dedicação necessária ao projeto.
Acredito que nesta semana que vamos entrar, carregaremos todo o motor com o óleo e tentar uma partida. O cuidado será exatamente em carregar todo o sistema de lubrificação do motor e assim garantir uma partida leve e afinada, aproveitando para descobrir se o sistema de alimentação está sem problema algum.
A tapeçaria etá agendada, mas nenhuma pressa até que esta etapa anterior esteja finalizada.
Postarei novas fotos, esta semana.
quarta-feira, 2 de março de 2011
BARNFIND a brasileira!
Quem gosta de carros antigos, e por sua vez, restaurá-los, geralmente gosta de todo o processo de "caça" à uma relíquia, e melhor ainda se for descoberto em uma garagem, celeiro, galpão onde este está a muito tempo sem ser visto. Digo isto obviamente porque existem pessoas que simplesmente querem ter, e pagam por algo já pronto e ponto. Mas toda esta ansiedade, na garimpagem, em ir atrás sem saber o que realmente iremos encontrar, é uma delícia (para quem gosta), tá certo que na maioria das vezes o resultado é decepcionante, mas é exatamente quando acontece de encontramos "o carro" faz com que tudo tenha sentido e valor. A história por de trás daquele carro, a circunstâncias que levaram aquele desfecho, enfim a pura história e o destino.
Estou dizendo isto porque fiz muito disto, atrás de carros que supostamente estariam "largados" em locais afastados e muitos finais de semana foram consumidos nestas aventuras. O mais engraçado que a minha alfa eu encontrei a menos de 2 km da minha casa!
Na realidade escrevi tudo isto pois hoje recebi um e-mail falando de um achado em Presidente Prudente, interior de São Paulo, com diversos carros e inclusive uma Giulieta (foto anexa), que obviamente mexeu muito com a minha imaginação, pois fiquei pensando na sensação em abrir um galpão e encontar diversos automóveis cobertos de poeira, mas inteiros ou restauráveis.
Segue o link do blog onde originariamente foi postado para que vejam os outros automoveis;
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Video ALFA GTA Emilio Zambello de volta!
Em uma de minhas postagens passadas fiquei de colocar o video da Alfa GTA de Emilio Zambello da Equipe Jolly Gancia, mas este video simplesmente foi retirado e só agora retornou. Seria um sacrilégio não termos mais este documento. Quem não viu ainda, aproveite e certamente como quem já assistiu, assistirá novamente. Gostaria muito de contatar ao Emilio Zambello por e-mail e quem souber uma maneira fico muito agradecido. Meu e-mail está no blog.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
TODOS OS BLOGS SOBRE CARROS
Esta é uma dica legal, Todos os Blogs Sobre Carros reune diversos Blogs, inclusive este que vos escreve, e é um ambiente onde você pode encontrar diversas linhas e vertentes para todos os tipos e gostos. Quero registar que fico lisongeado de ter sido inserido com Blogs de maior expressão e que por acaso acompanho diariamente.
Segue o link: http://todososblogssobrecarros.blogspot.com/
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Contato!
Após ver as estatisticas do blog, vejo que existem muitas visitas aqui do Brasil e do mundo. Gostaria, sinceramente, de trocar informações com os diversos visitantes desta página que alimentam o mesmo interesse. O meu intuito é compartilhar as informações sobre o Alfa GTV, GTA, GTAm ou mesmo o Giulia e tudo que se relaciona a isto.
Comente ou mande um e-mail para gtv68@yahoo.com.br. Estarei sempre a disposição para trocar experiências com outras pessoas com o mesmo interesse. Será gratificante conversar sobre restaurações e suas particularidades.
Aguardo o contato de todos vocês e um informal abraço brasileiro!
Aguardo o contato de todos vocês e um informal abraço brasileiro!
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Site de Restauração
Quando comecei a pensar em restaurar a Alfa, pesquisei na internet muitos foruns e sites, mas este é muito bom para quem vai começar a empreitada ou já está no meio. Tem muitas fotos, muitas mesmo! E as vezes é isto que esclarece a posição ou a montagem de um determinado item, mesmo você tendo o Manual de Serviços do carro, além é claro de poder admirar um trabalho bem feito. Como a ideia deste blog é compartilhar experiencias e conhecimentos, aí está. Bom proveito!
sábado, 8 de janeiro de 2011
Antes X Depois
Com extrema criatividade, estou postanto o antes e o depois (tá certo que ainda não acabou) da Alfinha. Praticamente um ano se passou entre as duas fases, mas acho que dá pra avaliar o resultado. Ela saiu do estaleiro de funilaria e pintura para finalizar a etapa de mecânica e eletrica (falta instalar o cambio, eixo cardã, barras estabilizadoras, carburadores, radiador, perifericos além é claro de revisar e revitalizar todo o chicote original). A tapeçaria virá logo em seguida. Acompanhem!
Assinar:
Postagens (Atom)